terça-feira, agosto 10, 2010

Adega em casa

O consumo de vinho e o interesse pela enologia, têm crescido a cada dia no Brasil. O reflexo desse crescimento já pode ser sentido no setor da arquitetura e decoração; por isso já não é raro encontrar residências com adegas.

Como a adega não requer uma área grande e a tecnologia moderna permite a climatização ideal em qualquer situação, as adegas de hoje não precisam, necessariamente, ficar situadas no subsolo, muito pelo contrário, hoje já fazem parte de ambientes multifuncionais, ou seja, podem integrar-se a uma sala de jogos ou a uma cozinha gourmet, por exemplo.


Em se tratando da decoração desses espaços, os elementos rústicos, como pedras e madeira, sempre podem ser usados, pois criam uma atmosfera mais quente e aconchegante. Porém, isso não quer dizer que o projeto não possa fazer uso de materiais como pastilhas de vidro, cerâmicas, porcelanatos, aço inox, etc., que dão um ar mais contemporâneo.

A iluminação deve ser suave, não interferindo no processo de conservação do vinho.
Além da climatização, o mobiliário para armazenamento do vinho, também é importante, pois requer um projeto especial, com medidas específicas e de tal forma que as garrafas fiquem sempre inclinadas o suficiente para deixar a rolha sempre umedecida. Os escaninhos, ou “casas de abelha” são muito utilizados, pois além de organizar as garrafas, permitem que elas fiquem deitadas.

No espaço para degustar, podemos usar poltronas confortáveis e aconchegantes ou se preferir, sentar em volta de uma mesa.

Depois de tudo isso, o bom mesmo é apreciar um bom vinho com uma boa companhia.

Santé!

Texto: CB Arquitetos
Foto: Arcevo do escritório de arquitetura CB Arquitetos

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?